Diferença entre Mamoplastia e Mastopexia
- Jaqueline Jardim
- 15 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

As mamas podem estar flácidas, afastadas, grandes ou caídas, juntas ou firmes. Fizemos um post no instagram e no facebook e constatamos o quanto essas características estão presentes e o quanto tem incomodado tantas mulheres ! Nós como mulheres temos mamas que tem função sensual, feminina, amamentação, gravidez , alteração hormonal , alterações menstruais e tudo isso vai variando a nossa mama dia a dia, mas a cirurgia plástica poderá mudar esse quadro, pois temos técnicas e avanços da medicina capazes de mudar esse quadro.
A mastopexia é a cirurgia de "erguimento da mama", indicada para mulheres que, com o envelhecimento e/ou após a amamentação, ficam com as mamas flácidas e caídas
(ptosadas) devido a frouxidão e flacidez dos tecidos e proporcionando um excesso de pele, que pode ser devido à diminuição da quantidade do tecido glandular mamário. Poderemos realizar a mastopexia com ou sem a prótese.
A mamoplastia redutora está indicada quando temos um volume aumentado do tecido glandular, que pode estar associado ao aumento de tecido gorduroso ou não, pesadas e desproporcionais, a sua estrutura física, o que pode causar grandes desconfortos. A indicação nestes casos é a retirada do excesso tanto de tecido glandular, quanto readequação de toda a estrutura mamária, como pele, tecido glandular e tecido gorduroso, readequando o tamanho do CAM ( complexo aureolo mamilar), algumas vezes associamos a colocação de prótese mamária.
Quando temos uma mama flácida e com pouco tecido glandular temos que retirar o excesso de pele e colocar uma prótese de mama, onde preferimos colocar um tamanho de prótese que fique proporcional, mas não muito grande, pois poderia pesar e a pele poderá lacear e com isso a cicatriz pode ficar alargada, o que não é o nosso desejo. No caso da paciente ter uma mama flácida, mas com uma quantidade boa de tecido glandular, optamos por retirar o excesso de pele e com o próprio tecido glandular da paciente montamos como se fosse uma prótese e reajustamos para que essa mama fique firme, projetada e sem sobra de pele. O bom desta técnica é que a mama cairá menos, isto é, se manterá na posição colocada por muitos anos, não sofrendo com a ação da gravidade e não terá que trocar nunca, pois é do seu próprio tecido.
Quando temos uma mama muito grande realizamos a redução e procuramos reutilizar um pouco do tecido que ficou para fazer como se fosse uma prótese e a sua fixação impedindo com isso a ação da gravidade em uma pele que já foi distendida ao longo dos anos e que sofreu com a ação da gravidade, damos um suporte para esta pele e tecido glandular proporcionando uma segurança por um longo período.
Quando a paciente tem uma mama muito pequena, isto é, com quantidade de tecido glandular reduzido, optamos pela colocação de prótese de silicone pela técnica Dual Plane, onde conseguimos readequar a posição do complexo aureolo mamilar e o tamanho desta mama, deixando sempre em todas as técnicas um resultado mais natural possível. As mamas ficam belas, bem posicionadas , mas sem o estigma de terem sido operadas.
A diferença entre mamoplastia e mastopexia é que na mastopexia realizamos um erguimento, um lifting mamário, pela presença de excesso de pele, mama flácida e com queda que é a ptose. Já na mamoplastia é uma readequação dos tecidos mamários e glandular, por essa mama ter uma quantidade grande de tecido mamário.
A recuperação gira em torno de 60 dias com repouso relativo onde os braços não deverão ser erguidos por aproximadamente 30 dias para que a cicatriz fique fina e imperceptível. O uso da cinta ou sutiã cirúrgico terá uso por 60 dias, podendo engravidar após um período de 2 anos, a sensibilidade do bico do seio é mantida e a amamentação ocorrerá dentro da normalidade normalmente, dependendo da quantidade de tecido mamário já existente desta paciente, pois a cirurgia não irá criar tecido mamário e sim readequar o que já existe.
Dra. Jaqueline Jardim - Clínica Jardim 44 3225-1455




Comentários